Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida de crianças e adolescentes. O objetivo deste profissional é cuidar e preservar os dentes decíduos (de leite) que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes não permitindo a redução do arco, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.
O odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado de mamadeira e chupeta, sucção de dedo, respiração bucal, entre outros), alterações oclusais (de mordida), dieta e higiene oral do paciente. A abordagem da criança é feita interagindo-se com outras especialidades relacionadas: ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares, pediatria, otorrinolaringologista, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, obtendo-se assim uma visão completa do paciente.
O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia.
A primeira visita ao odontopediatra deve ocorrer quando o primeiro dente nasce na boca do bebê para que a mãe receba informações importantes sobre a higiene bucal, uso adequado da pasta e escova dental, aplicação de flúor e dicas para realizar a higienização da maneira correta.
Com o surgimento dos primeiros dentinhos pode-se usar escova de dente infantil com cerdas macias, somente molhada em água fervida ou filtrada, 2x ao dia. O uso da dedeira de silicone também é uma alternativa para essa fase, embora sua ação maior seja massagear as gengivas diminuindo o desconforto causado pela erupção dos dentes. (Figura 1).
Muitas mamães reclamam da dificuldade de escovar os dentes dos pequenos. É necessária paciência e tentar transformar a escovação em uma brincadeira divertida e não uma obrigação chata. Cantar músicas durante a escovação, usar escovas coloridas para entreter a criança podem ser muito úteis para obter o interesse e a motivação.